As tecnologias de fototerapia têm mostrado bastante eficácia entre as opções de tratamento para micose de unha.
O laser Nd YAG, do Fotona NX, por exemplo, é capaz de atravessar a lâmina da unha e atingir o seu leito, resultando num aquecimento do fungo. A exposição do microrganismo a altas temperaturas inibe o seu crescimento e elimina-o.
Além disso, este laser atua também em algumas bactérias comuns dos pés e que podem infectar as unhas em conjunto com os fungos.
Por que optar pelo laser como tratamento para micose de unha?
O tratamento convencional para micose de unha ocorre via oral e/ou pelo tratamento tópico. Mas ambos têm as seguintes desvantagens:
- Baixa eficácia quando mais de 50% da unha é acometida ou mais de um dedo é afetado
- Efeitos colaterais
- Não funciona para todos os micro-organismos existentes.
Por outro lado, na terapia com aparelhos de alta tecnologia, como o laser Nd YAG, obtém-se uma maior eficácia quando associado aos tratamentos convencionais, sem efeitos colaterais e sem a possibilidade de gerar resistência nos fungos e/ou bactérias.
Além disso, durante a aplicação do laser, não há contato da ponteira do equipamento com a unha ou a pele, o que resulta em um procedimento limpo, simples e de acordo com as normas sanitárias.
O esquema terapêutico é composto, inicialmente, por duas ou três sessões com intervalo de 3 a 4 semanas. De acordo com o crescimento das unhas e da intensidade da onicomicose, as sessões complementares são realizadas com intervalos de 15 dias, 1 mês ou 3 meses. O acompanhamento deverá ser realizado até o crescimento total da unha, o que pode durar até 1 ano.
Depois de recuperar a unha, é fundamental seguir com as medidas de higiene para evitar a recontaminação e uma nova micose. Evite utilizar tesouras e alicates não esterilizados, lave as meias e higienize os calçados diariamente.
Para conhecer melhor a aplicação do Fotona NX para micose de unha, assista o vídeo abaixo.