Os Exossomos são pequenos pacotinhos, que na medicina chamamos de vesículas, provenientes das células tronco de ativos botânicos ou de animais e que possuem funções antienvelhecimento, regenerativas, cicatrizantes e antiinflamatórias.
Estes pacotinhos, ou vesículas, provenientes das células tronco contém, no seu interior, proteínas, enzimas, fatores de crescimento e lipídeos que atuam como reguladores e ativadores celulares e tratam a pele contribuindo para seu rejuvenescimento, transportam mensagem de uma célula jovem para uma célula mais velha e atuam nestas células mais velhas para que voltem o trabalhar para reparar, fortalecer e rejuvenescer a pele. O resultado é uma pele mais firme, com aparência mais jovem e hidratada.
Embora os exossomos sejam nanopartículas, eles não conseguem penetrar na pele sozinhos. Eles precisam dos canais feitos por lasers para começarem a se comunicar com as células da pele e do cabelo.
Na Europa, nos EUA e no Brasil ainda não é permitido sua aplicação com agulhas dentro da pele, apenas através de lasers que fazem pequenos canais para entregar a medicação (drug delivery).
Os pacientes geralmente notam alguma melhora na pele após duas semanas, com o efeito total ocorrendo cerca de seis a oito semanas após o tratamento inicial. Os resultados continuam a melhorar gradualmente.
São 21 dias de protocolo com 1 sessão por semana, totalizando 3 sessôes.
Após a terapia deixe o exossomo secar na pele sem lavar ou aplicar outros produtos por cima durante 4 horas. Depois disso lava-se o rosto. Após o procedimento a pele ficará levemente rosada, voltando a complexidade normal em 48 horas.
Os resultados da terapia de exossomo facial duram vários meses, geralmente um ano ou mais, dependendo do tipo de pele, idade e estilo de vida. O recomendado é fazer a manutenção a cada 6 meses pois os tratamentos de retoque podem prolongar ainda mais os benefícios antienvelhecimento dos exossomos.
É importante observar que melhorias visíveis podem levar algumas semanas, pois os exossomos trabalham para estimular a regeneração celular e a produção de colágeno.