fbpx

Drenagem pós-operatória: como funciona e principais dúvidas

(New In: Novidades da Clínica)
Profissional realizando massagem na barriga de paciente na técnica de drenagem pós operatória
"Nesta era em que as cirurgias “lipo lad”, lipoaspiração de alta definição, estão mais populares do que nunca, a drenagem pós-operatória também ganha destaque.  Depois de realizar procedimentos invasivos, como os das cirurgias plásticas, os cirurgiões normalmente indicam a drenagem linfática para os pacientes com o intuito de ajudar a otimizar os resultados das transformações […]

Nesta era em que as cirurgias “lipo lad”, lipoaspiração de alta definição, estão mais populares do que nunca, a drenagem pós-operatória também ganha destaque. 

Depois de realizar procedimentos invasivos, como os das cirurgias plásticas, os cirurgiões normalmente indicam a drenagem linfática para os pacientes com o intuito de ajudar a otimizar os resultados das transformações estéticas.

Mas o que ela faz no corpo? Ela ajuda a emagrecer? Tire suas principais dúvidas no artigo a seguir!

Quais os benefícios da drenagem pós-operatória?

A drenagem pós-operatória é uma massagem terapêutica leve que trabalha o sistema linfático, ajudando-o a eliminar líquidos acumulados no organismo. 

Ela foi criada nos anos 30, pelo casal de médicos dinamarqueses Emil e Estrid Vodder, para tratar o linfedema (inchaço) dos membros superiores de pacientes com câncer de mama. 

Na técnica, o profissional, normalmente uma fisioterapeuta, realiza movimentos com as mãos para levar o excesso de líquido aos linfonodos — estruturas do sistema linfático que filtram o líquido e levam os nutrientes de volta para o sangue.

Quando utilizada como adjuvante na recuperação das cirurgias, ela traz como benefícios, entre outros:

  • melhora da textura da pele;
  • redução do inchaço;
  • prevenção de fibroses (cicatrizes internas);
  • minimização do risco de aderências no tecido;
  • auxílio na cicatrização;
  • redução da sensação de dormência na região operada;
  • atenuação dos hematomas.

Em linhas gerais, a drenagem favorece o mesmo efeito que o sistema linfático já gera, que é o de filtrar o líquido. Porém, o resultado é que o organismo se recupera mais rápido com a intervenção do profissional, comparado à ação espontânea do organismo. 

Essa aceleração não só contribui para que o paciente volte à sua vida normal, como aumenta a capacidade do corpo de absorver hematomas e aliviar a dor durante esse período de cuidados pós-cirúrgicos.

Existe diferença entre a drenagem linfática manual e a de pós-operatório?

Depende do tipo de cirurgia. 

Na drenagem normal, proposta por Vodder, o líquido acumulado no corpo, acima do umbigo, deve ser drenado para os linfonodos localizados nas axilas. 

Já quando o líquido acumulado está abaixo da região do umbigo, a massagem deve levar o líquido para os linfonodos da região inguinal (na virilha). 

Porém, se foi feita uma abdominoplastia total, que é a retirada dos excessos de pele e gordura do abdômen, esses linfonodos são comprometidos. Assim sendo, a melhor forma de fazer a drenagem linfática, nestes casos, ocorre de forma reversa: levando o líquido dos membros inferiores aos linfonodos axilares.

Que cirurgias indicam a necessidade de drenagem pós-operatória?

A maioria das cirurgias plásticas geram a mesma necessidade: recuperação. Vale ressaltar que o Brasil se tornou o país onde mais se realiza esse tipo de cirurgia no mundo. 

O levantamento da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), de 2019, encontrou que, no ano anterior, foram feitas mais de 1 milhão de cirurgias estéticas, sendo as próteses mamárias, lipoaspiração e abdominoplastia as mais frequentes.

Quantas vezes por semana é recomendado fazer a drenagem?

Somente um profissional, depois de uma avaliação, pode responder adequadamente. Mas, em média, com 10 sessões, os benefícios já são notáveis. 

Nesta avaliação, o fisioterapeuta também identifica se o paciente tem alguma contraindicação da drenagem pós-operatória, como câncer, infecções, insuficiências (dos rins, fígado ou coração), trombose venosa, entre outros.

A drenagem pós-operatória emagrece?

A rigor, a drenagem não reduz a quantidade de gordura. Mas como o excesso de líquido aumenta o volume corporal, a massagem pode sim reduzir as medidas.

A drenagem pós-operatória não só otimiza os resultados estéticos de procedimentos, como acelera a recuperação e reinsere o paciente de volta à sua rotina com o mínimo de complicações. 

Se você busca um local de confiança e com profissionais especializados em drenagem linfática, visite nossa clínica! 

Responsável técnico: Dra. Paula Chicralla (RQE 15402)

Imagem: javi_indy / freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

“Resultados naturais, acima de tudo”

Nossa filosofia consiste em priorizar a sua saúde. Acreditamos que corpo e mente saudáveis são o único segredo possível para alcançar a beleza que você almeja. Com o máximo de prevenção e o mínimo de intervenção, todos os nossos esforços são para colocar em prática uma dermatologia integrada que traga conforto e bem-estar, tudo para que você se sinta bem e esteja feliz com a sua pele. É justamente esse equilíbrio que queremos oferecer para você: saúde e beleza para uma vida feliz.
Agendar consulta

Outros conteúdos em New In

você merece se sentir
bem com você

Siga no instagram

crossarrow-downarrow-left
Falar por Whatsapp
1
💬 Falar por Whatsapp
Escanear o código
Olá!
Como podemos ajudar?