O FOTONA é a grande novidade para o tratamento das varizes. Um método rápido, seguro e eficaz que veio a ser a moderna alternativa à antiga escleroterapia com agulhas. A energia luminosa produzida pelo laser penetra na pele da região a ser tratada, sendo absorvida pela hemoglobina (pigmento que dá cor ao sangue) do vaso. Esta energia luminosa é convertida em calor, coagulando o sangue e destruindo as paredes dos vasos. Ao longo do tempo e com o acúmulo de sessões, o vaso vai sendo reabsorvido pelo organismo, seu calibre vai diminuindo até que ele desapareça ou fique bem menos visível. Esse tratamento a laser é mundialmente reconhecido e aprovado pelo FDA e pela Anvisa.

Este tratamento é feito pelo médico angiologista no consultório e é muito bem tolerado pela grande maioria dos pacientes. Antes de iniciar o procedimento, aplica-se um ar gelado na área com vasos. A ponteira do laser é direcionada especificamente em cada vaso e os disparos vão sendo feitos sucessivamente, um ao lado do outro, ao longo do trajeto dos vasos. A sessão pode ser realizada mesmo nos pacientes que têm um grande número de vasos.

Alguns vasos podem desaparecer imediatamente após a sessão, mas a maioria costuma desaparecer de forma progressiva ao longo das sessões e do tratamento (os resultados continuam a evoluir por até alguns meses após o término das sessões).

Qualquer região do corpo pode ser tratada. Na face, os resultados costumam ser mais rápidos do que nas pernas, por exemplo. Nos pacientes que apresentam dores e cansaço nas pernas, o laser de varizes pode, frequentemente, proporcionar o alívio destes sintomas.

O número de sessões depende da cor e da espessura das microvarizes, da pele e de uma resposta individual de cada paciente. São necessárias, em média, de 5 a 10 sessões, com intervalo de 30 dias, para o tratamento de uma região, porém esse número pode variar de acordo com a resposta individual e com o objetivo de cada paciente. É importante lembrar que o protetor solar deve ser usado na região durante todo o tratamento.

Pode-se retornar às atividades normais imediatamente. Em todos tratamentos com laser, se sugere evitar o sol e o calor em excesso. Logo após o procedimento, a pele da região tratada pode ficar avermelhada, frequentemente por pouco tempo.

O Laser Fotona é mundialmente aprovado e reconhecido. Em nossa clínica é realizado por médicos angiologistas experientes membros da Sociedade Brasileira de Angiologia e Laser. Seguimos um protocolo internacional de laser onde se incluem receita e orientação médica para se ter máxima segurança e eficácia, minimizando as chances de reações.

Todos os lasers geram luz, ou seja, calor. Para se ter uma ideia, alguns lasers modernos de rejuvenescimento têm como objetivo causar pequenas crostas de forma programada para renovar a pele. Apesar de esse não ser o objetivo no tratamento das varizes com o laser, o mesmo pode gerar crostas tipo machucado (pequenas queimaduras) ou em raros casos pequenas bolhas.

Até hoje a ciência não conhece as causas exatas das varizes. Entretanto, parece que algumas famílias estão predispostas a desenvolver este problema. Alguns fatores que podem predispor o aparecimento das microvarizes são: obesidade, traumas, pessoas que permanecem em pé ou sentadas com as pernas cruzadas por períodos prolongados, gravidez e uso de hormônios femininos que contém estrógenos, como nos anticoncepcionais.

Acredita-se, então, que o uso de meias elásticas, o controle de peso e exercícios físicos regulares podem ter algum benefício no tratamento das microvarizes.

Veja mais no vídeo abaixo: