Proteger a Pele: Ninguém quer chegar ao fim do verão com aquela pele feia e ressecada, mas, na maioria das vezes, isso acaba acontecendo (até mesmo com os mais adeptos do protetor solar e de hidratantes). Isso porque pouca gente se preocupa com o que está ingerindo durante o período de férias. Embora pareça inevitável, é possível, através de uma boa alimentação, preparar o nosso corpo para enfrentar o verão e proteger a pele.

Com dias de calor, as pessoas estão mais expostas ao sol. A consequência das altas temperaturas é o aumento da perda de líquidos pelo suor e, nem sempre, todos estão preocupados com a ingestão de bebidas para a reposição que o corpo necessita. A dermatologista Paula Chicralla recomenda a ingestão de 2 a 3 litros de água por dia, além de sucos e água de coco. “A hidratação de dentro para fora é a mais importante”, explica.

Além disso, para manter a pele saudável é preciso incluir no cardápio diário saladas com folhas verdes e legumes, como espinafre, couve, tomate, cenoura, abobrinha; e frutas, como melão, laranja, pêssego, manga e mamão. Com uma dieta mais saudável você aumenta a proteção da pele contra os efeitos do calor. E para mantê-la ainda mais hidratada, basta aliar a alimentação à alguns cuidados simples, como uso de cremes para o corpo a base de ureia, vitamina E, óleo de semente de uva, loções e águas termais. Além, claro, do uso indispensável do protetor solar para evitar queimaduras e manchas.